O 33º Festival de Dança de Joinville aconteceu na cidade catarinense de 22 de julho a 01 de agosto. O evento, segundo a organização, é o maior festival de dança do mundo reunindo cerca de 2.500 bailarinos inscritos e mais de mil atrações apresentadas.
Além dos cursos oferecidos, o festival é conhecido pela Mostra Competitiva que reuniu 172 coreografias no palco principal. O grupo IOA Dança, de Jundiaí, participou com 11 coreografias e foi premiado em 9 delas.
A escola conquistou 3 terceiros lugares com as coreografias Linha do Tempo (Balé Neoclássico Conjunto Júnior), Do meu jeito (Jazz Solo Feminino Júnior) e Se um olhar lhe bastasse (Dança Contemporânea Conjunto Sênior); 5 segundos lugares com as coreografias Razão do meu blues (Jazz Solo Masculino Sênior), Entrando numa fria! (Jazz Conjunto Infantil), Relacionamento (Jazz Conjunto Sênior), Primeiro encontro (Dança Contemporânea Duo Júnior), O peso de si mesmo (Dança Contemporânea Duo Sênior); e, por fim, o Bi-campeonato para o IOA na categoria Jazz conjunto júnior pela conquista do primeiro lugar no segundo ano consecutivo, o que garantiu a presença da escola na Noite dos Campeões. Além das premiações pelos trabalhos apresentados o IOA Dança também foi indicado como melhor grupo, assim como na participação de 2014.
Segundo a diretora Luana Espíndola, que já participou do festival algumas vezes e foi premiada como Melhor bailarina em 2012 e Coreógrafa revelação em 2014, para os bailarinos, além do reconhecimento do trabalho desenvolvido em sala de aula, participar de um festival deste porte é uma incrível oportunidade para que eles tenham novas experiências e valorizem ainda mais a divulgação da cultura e arte no Brasil.
De volta à Jundiaí, o IOA agora continua com os preparativos para seu espetáculo de fim de ano, que acontece dia 05 de dezembro no Teatro Polytheama.

