• Instagram

Lars van Cauwenbergh como professor convidado do YAGP – Youth America Grand Prix – Brasil

Lars van Cauwenbergh como professor convidado do YAGP – Youth America Grand Prix – Brasil

A convite da Direção do Youth America Grand Prix Brasil, por mais um ano nosso professor de Ballet Clássico e assistente de direção do IOA Dança, Lars van Cauwenbergh, fará parte do renomado time de profissionais que integrará o corpo docente e coaching desse grande evento internacional.

Todos os anos, o concurso recebe mais de 10 mil inscrições de estudantes de diversos países. Para selecionar os bailarinos que participam da final, são realizadas audições em 25 cidades dos Estados Unidos e em oito países do mundo, entre eles o Brasil que, este ano, terá 240 bailarinos solistas competindo na seletiva. Somados aos que dançarão apenas conjunto, serão 800 bailarinos se apresentando no YAGP Brasil, vindos de diversas cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Goiás.

Além de concorrerem a vaga para a final em Nova York, os primeiros colocados de cada categoria serão premiados com um figurino completo oferecido por Andrea Delgado (apenas para os solistas que confirmarem a viagem), voucher de R$ 500,00 em compras oferecido pela Evidence Ballet e artigos da marca Balletto.

EDUCAR, TREINAR E FORMAR

A realização da semifinal brasileira do YAGP na capital paulista traz inovações. Até então, a seletiva tinha o formato de uma competição, mas a partir desta edição assume também a missão educadora e formadora, como acontece nos EUA. De acordo com Katty Houlis, a proposta da programação é proporcionar também, tanto aos bailarinos como aos professores, aulas e palestras com profissionais renomados do Brasil e do exterior.

Os convidados internacionais que ministrarão aulas e oferecerão bolsas são: Aram Manukyan, do Ballet de Alberta (Canadá); Francois Petit, do Ballet de Zurich (Suíça); Edna Azevedo, da Estatal de Berlim (Alemanha); Alysson Rocha, do Ballet de Dortmund (Alemanha); e Alexei Moskalenko, diretor artístico do YAGP (Nova York). Os profissionais do Brasil, ministrando coach e aulas são: Tíndaro Silvano, Pati Nagao, Lars van Cauwenbergh e Daniela Severian.

Os competidores inscritos podem participar de todas as aulas, sem custo adicional. Já os professores e bailarinos que não estejam participando da competição e até mesmo apreciadores da arte da dança, podem se inscrever para os cursos especiais que este ano serão: “História do Figurino”, com Eliana Caminada; “Como escolher a musica ideal para sua coreografia”, com Pavel Kazarian; “Mitos e crenças no ballet clássico e dança contemporânea”, com Adriano Bittar e Andreja Picon; e “A importância do bom professor na formação do bailarino”, com Tíndaro Silvano.

JOB FAIR

Além de somar workshops e palestras à programação do evento competitivo, a seletiva deste ano também traz a “Job Fair”, na tradução literal uma “Feira de Trabalho”. Em Nova York, a Job Fair acontece a cada dois anos, com todas as cias integrantes do YAGP. Nesta edição da seletiva brasileira, as cias participantes da feira serão: ‘Cia Jovem do Ballet de Dortmund’, da Alemanha, e as paulistanas ‘São Paulo Cia de Dança’ e ‘Cia Cisne Negro’. Podem se inscrever para as audições bailarinos e bailarinas de 18 a 22 anos. “Em nosso país temos pouca oferta de trabalho para profissionais da dança, por isso nosso empenho em possibilitar o acesso as companhias”, explica Katty.

Em duas décadas, o YAGP lançou mais de 80 mil bailarinos ao redor do planeta, encaminhando-os para uma carreira profissional. Atualmente, cerca de 600 de seus bailarinos são primeiros solistas de grandes companhias, sendo que aproximadamente 70 são brasileiros, metade deles originários de projetos sociais.

“Além do caráter formador, o YAGP no Brasil funciona como um grande projeto social. Um bailarino que está trabalhando fora pode até desistir do ballet e voltar ao Brasil, mas, com certeza, a vida dele muda completamente. Infelizmente, em nosso país educação e cultura não são prioridades, mas nós sabemos que a verdadeira transformação passa pela educação e pela cultura. Cultura gera futuro!”, conclui Katty.

 

Dias / Horário Valor Localização
17/09/2019

18/09/2019

19/09/2019

20/09/2019

Apresentações – gratuito
Cursos especiais – https://www.yagpbrasil.com/cursos-especiais
Informações: www.yagpbrasil.com
Teatro Sérgio Cardoso - São Paulo - SP
Abrir Chat
Olá!
Como podemos ajudar?