• Instagram

METODOLOGIA

Desde 1956, o Instituto de Orientação Artística ensina a arte da dança para pessoas de todas as idades, formamos turmas com crianças a partir dos 3 anos.

Em toda a nossa história, participamos de eventos e competições nas quais sempre fomos destaque. A quantidade de prêmios adquiridos no decorrer dos anos comprova a seriedade e o reconhecimento de nosso trabalho.

Venha fazer parte desta grande família que é o IOA e desfrute de todos os benefícios que a dança lhe proporciona. Conheça um pouco mais sobre as modalidades que oferecemos.





Metodologia cubana

O método cubano combina uma proposta que mistura o melhor da Escola Russa (Vaganova) e adiciona características próprias do temperamento e do biotipo dos bailarinos latino-americanos.

O Método Cubano de Ballet Clássico é considerado o mais adequado às condições físicas, à musicalidade e à expressão corporal latinas. Suas aulas são bem expansivas e trabalham muito com allegros, batteries e giros. Bailarinos cubanos são conhecidos por sua agilidade e grande força. Hoje os cubanos ocupam vagas de primeiros bailarinos nas principais companhias do mundo.

O Ballet Nacional de Cuba ocupa, hoje, a posição de uma das maiores companhias de dança do mundo. Criado em 1948 como Escuela Cubana de Ballet, sempre foi reconhecido pela grande capacidade técnica e artística de seus profissionais.

A escola cubana foi desenvolvida a partir da grande influência que os russos exerceram em seu país, e na experiência pessoal de Alicia Alonso, sua figura mais mítica, nos Estados Unidos como figura principal do American Ballet Theater. Alonso e uma equipe de mestres da dança, respeitando as características biofísicas do povo cubano, se impuseram ao mundo pela excelência dos bailarinos que produziram em pouco tempo.

Exames

No IOA Dança, acontecem, todo ano, os Exames Internos para classes a partir da 1ª série para o curso de Ballet Clássico, a partir do nível infantil para o curso de Jazz e a partir do nível iniciante para os cursos de Contemporâneo e Danças Urbanas.

Trata-se de uma avaliação qualitativa de nossos alunos, bem como avaliação de metodologia e didática de cada professor aplicada em sala de aula. Os alunos são avaliados por uma banca de examinadores renomados e especialistas em cada modalidade. No caso do curso de Ballet Clássico, o IOA Dança traz examinadores da metodologia cubana.

Essa avaliação é um diferencial, já que a escola pode acompanhar a evolução dos alunos, além de funcionar como um controle de qualidade da metodologia aplicada no IOA Dança.

Exames Oficiais de Cuba para o curso de Ballet Clássico.

Além dos Exames Internos, todos os nossos alunos do curso de Ballet Clássico têm oportunidade de participar dos Exames Oficias de Cuba que acontecem no Brasil, entre os meses de setembro e outubro. Trata-se de um exame cujos interessados são avaliados pelas cubanas Ramona de Sáa Bello e/ou Niurka Naranjo, diretoras da Escuela Nacional de Ballet de la Republica de Cuba.

Importante ressaltar que em todos os anos, sem exceção, desde 2011 o Instituto de Orientação Artística recebe em suas dependências as cubanas Ramona e/ou Niurka para a avaliação e qualificação de nossos alunos de Ballet Clássico.