• Instagram

IOA RETRÔ: 2016 foi um ano para se aplaudir da primeira fila!

No ano em que o IOA Dança completou seis décadas de fundação, em Jundiaí, muitos acontecimentos marcaram as Bodas de Diamante da escola de dança mais tradicional da região.

O diálogo entre passado e futuro começou com a reformulação de nossa identidade visual. A logomarca ganhou traçados mais modernos, sem perder a essência de sua criadora, Glória Rocha. “Prezamos por uma tipografia semelhante à original, na cor da escola”, lembra Luana Espíndola, diretora artística do Instituto de Orientação Artística. O tutu (pronuncia-se titi), principal figurino de uma bailarina, foi transformado em ícone e ganhou forma a partir da união de corações roxos: “Nossos bailarinos costumam dizer que o nosso coração é roxo devido ao amor à escola. Fizemos uma homenagem para agradecer este carinho”, completou.

A jovialidade também chegou à homepage da escola (para navegar, clique aqui). Totalmente reformulado para facilitar o acesso dos internautas, o novo site traz explicações sobre as modalidades oferecidas, grade horária, notícias, galeria de fotos e a agenda completa, com datas de festivais, mostras e exames. A escola também aprimorou a sua presença nas redes sociais, por meio da interação com você, aluno, pai, mãe e apaixonado pela arte.

 

PRÊMIOS

Nosso 2016 foi recheado de premiações. Em abril, participamos do Bravos Dança; em maio, do 27º Festidança, com o tricampeonato na categoria Contemporâneo Conjunto Avançado, com a coreografia “3425”; em junho, da Seletiva do Passo de Arte São Paulo (com premiações de melhor grupo, seleção de mais quatro obras para o Passo de Arte Internacional, além de 07 indicações especiais e 02 premiações especiais), do Bravos Première e do Bravos Petit Danseur. No mês de julho, foi a vez do Passo de Arte Internacional e do Festival de Dança de Joinville. Já em setembro, o calendário ficou por conta do Bravos Excellence e outubro da Mostra de Dança de Jundiaí.

A edição 34 do Festival de Joinville, o maior evento da modalidade no país e reconhecido internacionalmente, foi de conquistas para o IOA Dança. É que a escola faturou dois ouros, duas pratas e cinco bronzes. As coreografias vitoriosas foram “Por 3 minutos de atenção”, na categoria Jazz Duo Sênior, e “Na agulha da vitrola!”, na categoria Jazz Conjunto Infantil. “Receber as premiações é, sem dúvida, uma alegria imensa. No entanto, o IOA Dança já foi campeão antes mesmo de seguir até Santa Catarina. Nossa escola saiu na frente ao contar com a solidariedade dos bailarinos, que batalharam e trabalharam para conseguir verba e custear a viagem dos alunos bolsistas. Mais que a dança queremos ensinar valores e humanidade aos nossos jovens. Acredito que estamos no caminho certo”, disse Luana.

Para relembrar todos os prêmios do ano, clique aqui.

 

EVENTOS

IOA Gala

Artista gosta de estar no palco, disso todo mundo sabe. Por este motivo, o IOA Dança preparou, no mês de julho, mais uma edição do IOA Gala. O evento foi realizado no Teatro Polytheama, em Jundiaí, e reuniu os principais trabalhos dos corpos de baile da escola. No total, foram apresentadas 23 coreografias, todas elas aprovadas para o Festival de Dança de Joinville (12 delas para os palcos principais), de diferentes modalidades, como Ballet Clássico, Jazz, Contemporâneo e Danças Urbanas.

Já em novembro, como parte das comemorações dos 60 anos da escola, em Jundiaí, o IOA Dança promoveu a exposição “Bodas de Diamante – 60 anos de valores”. A mostra foi montada na Pinacoteca Municipal, com entrada gratuita, e preparada a partir de uma pesquisa minuciosa. “Nossa atração reuniu painéis, recortes de jornais antigos, fotos de diferentes épocas, elementos cênicos e até figurinos usados por bailarinos que fizeram parte da história da escola criada, em 1956, por Glória Rocha, artista renomada e que dá nome a um dos teatros de Jundiaí”, explicou Luana que cuidou de cada detalhe ao lado de Lars van Cauwenbergh.

Bodas de Diamante

O mês de dezembro foi dedicado ao encerramento do ano, com o espetáculo “Bodas de Diamante – 60 anos de valores”, que surgiu de um projeto idealizado pela Direção do IOA Dança que, após ser analisado por uma renomada banca, onde se avaliaram diversos critérios, de acordo com Divulgação no Diário Oficial, também saiu na frente e obteve o primeiro lugar, com a nota máxima:100. A apresentação reuniu mais de 200 alunos no palco do Teatro Polytheama, que dançaram com figurinos luxuosos, técnica apurada e muita energia. A cenografia, a iluminação e a sonoplastia também chamaram a atenção do público, que se emocionou a cada obra.

 

VOCÊ PODE SER PARTE DESSA HISTÓRIA

Sim, 2017 está logo ali. Um novo ano vai começar e nos proporcionar novas chances de fazer diferente. O sonho da dança é uma destas oportunidades. Se você gosta da arte, deseja vivenciar estas experiências e aprender mais sobre ballet clássico, jazz, contemporâneo ou danças urbanas, saiba que chegou a sua hora! É que o IOA Dança está com matrículas abertas para todas as modalidades e turmas. Seja você também parte desta história! Venha dançar com a gente!

Informações sobre a temporada 2017 em nossa secretaria.

 

Abrir Chat
Olá!
Como podemos ajudar?